A Oficina do feminino do dia 15/09/12 trouxe para reflexão duas lindas histórias de Primavera, trabalhando os temas: despertar, criar, oferecer, fazer sacrificios para poder transformar e renascer. Contamos "A mãe Sol" da Austrália e "Ela que está só" dos índios do Sudoeste dos Estados Unidos, atualmente é a região do Texas. Vejam as fotos a seguir.
História: "A mãe Sol"
O Grande Espírito chama a mãe Sol para descer na terra e despertar os seres para a vida
"Ésse é o Planeta da Manhã, Ele é o filho do mundo dos espíritos, é de vocês"
""Percorri todos os recantos da Terra, e agora ela está acordada. A terra está viva. A Terra é Sagrada"
´Hitória: "Ela que está só"
"Ela que está só (menina) amava sua boneca"
"A cada lua de primavera, o povo comanche dançava, cantava e rezava para o Grande Espírito, pedindo chuvas vivificantes. Mas aquele ano, as chuvas não vieram, as plantas murchavam, os rios secavam, a terra rachava e muita gente morria".
"O Grande Espírito mandou um aviso:'Nosso povo tem sido descuidado. Sempre tiramos proveito da Mãe Terra, mas não damos nada em troca. Devemos fazer uma oferenda ao Grande Espírito e queimar o nosso bem mais precioso, só assim as chuvas retornaram".
"Ela que está só, que era órfão e só tinha sua boneca nesta vida, se deu conta do que deveria fazer"
"-Por favor, Grande Espírito, dê-me coragem. Tudo o que tenho neste mundo é minha boneca. Ela é a coisa mais preciosa que posso dar."
"A primeira luz da manhã a despertou, e ela viu um mar de flores que se estendiam para todos os lados, eram flores azuis e brilhantes como borboletas. Ela apreciava o milagre, quando o céu se abriu e deixou cair as chuvas vivificantes. Em agradecimento o Ancião da Tribo lhe deu um novo nome: 'Ela que amou seu povo".
Dinâmica: Confecção de uma boneca de palha de milho.
Lanche da Primavera
O feminino se faz presente também na culinária pelas mãos das contadoras.
Bolo colorido salgado: Andrea.
Bolo de pêssego: Cida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário